MENU

Adoro fotografar gestantes. É uma excelente oportunidade de conhecer a grávida e a família, caso queiram contratar a fotografia do parto. Um ensaio de gestante nunca é igual ao outro, mesmo que o cenário se repita. E quando tem criança no ensaio de família então, a diversão é garantida e a quantidade de momentos bacanas aumenta!

Temos praias lindas e lugares verdes maravilhosos espalhados pela cidade mas, infelizmente, o Rio de Janeiro não oferece muita segurança quando resolvemos fotografar nas ruas. Nosso equipamento é caro e, mesmo estando no seguro, ninguém quer arriscar e passar pelo susto de ser assaltado. Muitos colegas já tiveram esta infeliz experiência. E a nossa segurança, junto com a do cliente e das nossas câmeras, estão em primeiro lugar!

Quando procuramos um cenário arborizado e seguro na cidade do Rio de Janeiro, dois lugares logo surgem na nossa cabeça: Parque Laje e Jardim Botânico. Duas locações incríveis e bem conhecidas dos cariocas. Já escutei muitos fotógrafos falarem que não aguentam mais fotografar sempre nos mesmos locais. Pensei muito sobre isso e tenho algumas considerações a fazer:

Um lugar com uma área de 137 hectares, como é o caso do Jardim Botânico, é grande toda vida, não acha? Caso esteja cansado dos locais tradicionais que todo mundo fotografa, porque não enxergar o espaço com outros olhos e explorar novos cantinhos de área verde?

Mesmo que fotografemos nos “mesmos lugares de sempre”, a fotografia vai ser sempre diferente porque cada família é única e o que vai dar o mood do ensaio são os personagens da história que você está contando e não o background.

Já pararam pra pensar que determinada família pode amar o local que você não aguentar mais ver?

Quando trabalhamos com fotografia de família,  devemos deixar nossos desejos de lado e entender o que nosso cliente busca. Devemos racionalizar menos e escutar mais a voz do coração. Claro que isso, sem perder nossa identidade e linguagem próprias. Nas fotos de família, o cliente quer ver documentados os momentos felizes com as pessoas queridas, e o cenário nesse caso, é mero coadjuvante.

Como foi o ensaio de gestante da Kazumi?

Minha fotografada estava com 37 semanas de gestação, um pouco além do limite que recomendo, que são aproximadamente 32 semanas (7 meses).  Kazumi estava em excelente forma, sem inchaço e ainda cheia de disposição para caminhar.  Escolhemos o Jardim Botânico porque foi onde eles fizeram as fotos da Luna, que hoje tem 4 aninhos, ainda na barriga da mamãe. Foi bem bacana para a família retornar ao local e fazer um novo ensaio, agora com a irmãzinha Lara que está por vir!

Escolhi como background os lugares mais procurados: casinha de pedra, fonte, pilastras, lago, bambuzal. E não senti em nenhum momento que eu estava fazendo um ensaio igual aos anteriores. Essas fotos tiveram um valor inestimável pra família, eles amaram o resultado! E eu, deixei de lado qualquer preconceito com os lugares clichês, que na realidade, são super bonitos! Inclusive, até ganhei alguns prêmios internacionais de fotografia de família nos lugar mais “batidos” do Jardim Botânico. Dê uma conferida aqui nas fotos premiadas de família e casamento!

 

Fotografia de ensaio de família e gestante no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ.

Claudia Ruiz é fotógrafa do Rio de Janeiro (RJ), premiada nacional e internacionalmente pelas maiores associações de fotografia de família e casamento do mundo.

A fotógrafa é especializada em fotografia de família, gestante, parto, pre wedding, casamento e pet.

 

Gostou deste post? Acompanhe também o meu trabalho pelo Instagram e curta a minha página do Facebook!

Comentários
Adicionar um comentário

CLOSE