MENU

“Vamos falar sobre fotografia de bebês”  – Conteúdo publicado pela colunista e fotógrafa de família Claudia Ruiz no portal Gestante Rio.

 

O seu bebê chegou ao mundo e você decide contratar um fotógrafo. Entretanto, existe hoje no mercado uma variedade de estilos que pode confundir você. Mas não se preocupe: esse tipo de dúvida é muito comum. Afinal, que tipo de fotografia contratar? Neste post, farei um pequeno resumo para ajudá-la a entender melhor o universo da fotografia do recém-nascido.

Nessa foto, podemos ver um bebê sendo amamentado pela mãe com uma linda luz natural vinda da janela do quarto. Um momento único de interação entre mãe e filho capturado durante uma sessão de fotografia de família. Esse estilo fotográfico se chama lifestyle e mostra a vida como ela é. Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar dessa tendência mundial.

O que significa Fotografia Lifestyle?

 

A tradução da expressão “lifestyle” é de origem inglesa e significa “estilo de vida”. E é justamente isso que esse tipo de fotografia se propõe: retratar o cotidiano da família capturando cenas do dia-a-dia. São os olhares durante a amamentação, a troca de fraldas, a bagunça na hora do banho e outras situações como os cuidados com o bebê.  Ele será fotografado na sua rotina normal sem ser colocado em poses específicas como feito na fotografia newborn que falarei a seguir.

Mas antes disso, não esqueça que na fotografia lifestyle a direção é pouca, a produção é mínima e não há fotos posadas. Entretanto, o fotógrafo pode sugerir locais, ações e roupas. O resultado é um registro espontâneo do bebê em casa interagindo com a mamãe, o papai e outros integrantes da família. Na fotografia deste post, por exemplo, minha intervenção foi resumida em posicionar melhor a cadeira de amamentação e abrir as cortinas do quarto para obter mais luz. Simples assim.

E a Fotografia Newborn?

 

Neste tipo de fotografia, os recém-nascidos costumam ser enrolados em mantinhas ou vestir fantasias e acessórios. Os ensaios geralmente são realizados em estúdios com cenários e figurinos escolhidos.

Os fotógrafos costumam fazer esse ensaio nos primeiros quinze dias de vida do bebê. Aí você me pergunta: por que só até quinze dias???  É simples: o fotógrafo só consegue colocar os bebês naquelas posições específicas quando eles estão em sono profundo. Após os quinze dias de vida, isso se torna impossível: as famosas cólicas começam a surgir, o sono já fica mais complicado e o bebê não conseguirá mais ser manipulado daquela forma.

Então, se você optar por retratos do seu bebê no estilo newborn, saiba que terá poucos dias para isso!

Tem ainda a Fotografia Documental!

 

A fotografia documental não pode ser confundida com a fotografia lifestyle por causa dos registros espontâneos que ambas possuem. Entretanto, no ensaio documental não há nenhuma interferência do fotógrafo. O ambiente é fotografado exatamente como está. O fotografado deve esquecer que o fotógrafo está ali. Só assim é possível capturar o cotidiano da família da maneira que eles são quando estão a sós. Depois de muitos anos damos um valor enorme para essas imagens quando olhamos nelas os antigos brinquedos bagunçados, as embalagens soltas, os cabelos desarrumados e as roupas da época.

Na fotografia documental – diferente da fotografia lifestyle – o fotógrafo não sugere nada. A família vive exatamente a rotina que está acostumada com seu bebê. O fotógrafo apenas documenta as cenas à medida que elas acontecem. Para isso, ele precisa passar praticamente o dia inteiro com a família para conseguir documentar várias situações diferentes.

Fotografia documental é como vinho: quanto mais envelhece melhor fica! ;)  Portanto, a magia desse ensaio está na verdade e na espontaneidade.

E aí, se identificou com algum desses estilos?

Se você ainda tiver dúvida sobre fotografia de bebês ou quiser sugerir algum tema, escreva pra mim!

 

Claudia Ruiz é fotógrafa do Rio de Janeiro (RJ), premiada nacional e internacionalmente pelas maiores associações de fotografia de família e casamento do mundo.
A fotógrafa é especializada em fotografia de família, gestante, parto, pre wedding, casamento e pet

 

Gostou deste post? Acompanhe também o meu trabalho pelo Instagram e curta a minha página do Facebook!

 

Comentários
Adicionar um comentário

CLOSE