MENU
Parto

O que é o parto afinal? Além da definição do dicionário, em que parto é o processo e o resultado de parir ou dar à luz, um parto, na verdade, é o rito de passagem mais importante da vida de uma mulher. É o ingresso no mundo da maternidade. Do seu corpo, sua continuação. Mais importante que a fotografia de casamento, na lista das prioridades da vida, a fotografia de parto é um momento único e um aprendizado eterno. O nascimento de um filho é sinônimo de felicidade na vida de uma família.

Como é feita a fotografia de parto documental?

Os primeiros registros do grande dia se iniciam no quarto, onde a decoração é feita pelo casal para a chegada do novo integrante da família. Detalhes como o quadrinho da porta e as lembrancinhas para os visitantes não podem faltar.

Momentos que antecedem a sala de cirurgia também devem ser registrados com cuidado e respeito, sem qualquer interferência, daí a denominação do meu trabalho ser fotografia documental de parto. Conto a história como ela aconteceu.

Na sala de cirurgia todo cuidado é pouco. É preciso ter conhecimento de todas etapas de um parto para não perder nenhum detalhe importante  e saber exatamente quais os locais onde você jamais deve tocar. Os movimentos devem ser mínimos porém ágeis. É um festival de fios, tubos e áreas proibidas, um verdadeiro campo minado. É na sala de parto onde serão registrados os momentos únicos da fotografia de nascimento. Momentos de ansiedade, tensão e enfim, felicidade quando o chorinho ecoa pelo centro cirúrgico, a mãe dá o primeiro abraço e troca os primeiros olhares com o bebê!

O bercário é um capítulo à parte, quando os integrantes da família são apresentados ao bebê através da vidraça da maternidade. Quantas emoções reunidas num só momento. Um misto de alívio e alegria profunda com o nascimento de um novo membro da família.

Na fotografia documental, capturo a verdadeira essência dos personagens envolvidos no grande dia.  Faço um registro dos melhores momentos da forma mais natural e espontânea possível, sempre atenta a gestos, olhares, abraços, sutilezas e detalhes. O resultado final são fotografias que refletem todo amor e emoção presentes no dia mais importante da vida de um casal, que é o nascimento de um filho. Através de um registro documental é possível viajar no tempo: uma visita ao passado, uma herança para o futuro!

Acompanhe também o meu trabalho pelo Instagram e curta a minha página do Facebook!

 

Claudia Ruiz é fotógrafa do Rio de Janeiro (RJ), premiada nacional e internacionalmente pelas maiores associações de fotografia de família e casamento do mundo.

A fotógrafa é especializada em fotografia de famíliagestantepartopre weddingcasamento e pet

 

 

VEJA AQUI ALGUMAS DAS MINHAS FOTOS DE PARTO FAVORITAS:

Para ver  trabalhos completos visite meu blog:

CLOSE