MENU

‘Em que momento realizar o ensaio de gestante?” – Conteúdo publicado pela colunista e fotógrafa de família Claudia Ruiz no portal Gestante Rio.

Adoro fotografar grávidas. A gestação é a fase mais importante da vida de uma mulher em todos os sentidos. Além de ser um momento único (cada gestação é diferente da outra), é uma excelente oportunidade para o fotógrafo conhecer a grávida e a família, caso queiram contratar a fotografia do parto. Um ensaio de gestante nunca é igual ao outro, mesmo que o cenário se repita. E quando tem criança ou pet no ensaio então, a diversão é garantida e a quantidade de momentos bacanas aumenta!

Uma dúvida comum entre as grávidas é sobre a fase ideal para a realização do book de gestante. Costumo recomendar o ensaio entre 28 e 32 semanas de gestação pois é quando a barriga já está grande, a gestante ainda está disposta e sem grandes inchaços. Mas tudo é muito relativo pois já realizei ensaios de gestante às vésperas do parto como também quando a barriga ainda estava pequenininha e renderam fotos bem bacanas.

Não se preocupe se você está fora das semanas recomendadas. O importante é se sentir disposta e preparada para as fotos. Existem muitos fatores para o ensaio ser realizado prematuramente ou tardiamente, que vai desde a agenda cheia do pai até tempo chuvoso com a insistência de um ensaio ao ar livre. Um conselho: planeje o ensaio com antecedência!

Não se esqueça que fotografia é vida. É através desse registro que deixamos nossos descendentes saberem como éramos e como vivíamos. De alguma forma permanecemos vivos para sempre, você já parou pra pensar sobre isso? Além de ser um presente e tanto para nossos filhos, verem nossas barrigas enormes, local de onde vieram, que serviu de lar para eles por alguns meses.

Sei que algumas mamães não se sentem tão bonitas: acham que estão fora de forma e que não vão sair bem nas fotos. Mas não deixe de fazer as fotos da gestação pois tenho certeza que seu companheiro e sua família não acham nada disso! Eles estão radiantes com a chegada de um novo membro da família e vão adorar o registro fotográfico.

Uma dica preciosa: se algo a deixa insegura como relação ao ensaio, como insatisfação com o corpo ou timidez diante das cameras por exemplo, converse bastante com seu fotógrafo antes da sessão. Você irá se surpreender durante a realização das foto e mais ainda com o resultado. Vou te contar uma coisa: praticamente todas as mulheres – ao verem as fotos do ensaio prontas – se sentem lindas e poderosas nessa fase maravilhosa da vida e que passa tão rápido!

 

Claudia Ruiz é fotógrafa do Rio de Janeiro (RJ), premiada nacional e internacionalmente pelas maiores associações de fotografia de família e casamento do mundo.
A fotógrafa é especializada em fotografia de família, gestante, parto, pre wedding, casamento e pet

Gostou deste post? Acompanhe também o meu trabalho pelo Instagram e curta a minha página do Facebook!

 

 

 

Comentários
Adicionar um comentário

CLOSE