“Saiba que roupas usar no seu ensaio de gestante” – Conteúdo publicado pela colunista e fotógrafa de família Claudia Ruiz no portal Gestante Rio.
O dia do ensaio de gestante se aproxima e uma grande dúvida preocupa (quase todas) as mulheres quando o assunto é figurino: “Que tipo de roupa devo vestir no meu ensaio de gestante? Independente do estilo do fotógrafo contratado, o importante é que você se sinta à vontade com a vestimenta escolhida e tenha orgulho de postar as fotos nas redes sociais, de mostrar para a família e de colocar no porta-retrato.
A escolha da roupa para o ensaio de gestante deve levar em consideração fatores que vão muito além da beleza do modelito. Algumas mulheres se vestem lindamente mas depois não gostam das fotos por se acharem gordinhas, ou outro motivo, e até pedem que o fotógrafo utilize o Photoshop. Mas saiba que nem sempre o tratamento de fotos com Photoshop para correção de “imperfeições” é possível. A manipulação das imagens pode elevar bastante o valor do investimento no ensaio além de estender o prazo de entrega. Para evitar que isso aconteça com você, vou dar algumas dicas preciosas para que a escolha seja mais fácil e o resultado final fique incrível.
Locação
Tenha em mente onde você deseja realizar as fotos do seu ensaio de gestante. Esse é o ponto de partida para qualquer planejamento sobre o que vestir. O figurino pode variar bastante dependendo do local onde as fotos serão feitas (Leia também meu post sobre 5 lugares para realizar o seu ensaio de gestante).
Um ensaio de gestante na praia pede roupas leves com cores claras e pés descalços. Se optar por um parque arborizado você pode usar um figurino mais formal, se desejar. Se as fotos forem realizadas em casa, você pode usar uma lingerie ou roupas mais descontraídas. Se sua escolha for estúdio, o céu é o limite: tecidos esvoaçantes, lingerie ou até nua; você escolhe o tom do ensaio.
Mostrar a barriga ou não?
Pergunte para si mesma: “Eu gosto da minha barriga? Ou prefiro não mostrá-la por causa de estrias, vasinhos, umbigo ou linha escura que não me agradam?” Tudo bem, não se culpe por não fazer fotos com a barriga de fora. Nós mulheres somos vaidosas e não há nenhum problema nisso. Não quero convencê-la do contrário, mas saiba que marcas de estrias, umbigo saltado e linha gravídica (linea nigra) fazem parte do processo da maternidade e contam a história dessa fase tão linda que é a gestação de um bebê.
Braços
Muitas mulheres vão se identificar com esse item. Grávidas ou não, quem tem implicância com os próprios braços, sabe do que estou falando. Lembre-se que nossos braços executam ações e aparecerão em todas as fotos de muitos ângulos diferentes. Eles aparecem segurando a barriga, abraçando o papai e, se você acha que irá se preocupar com eles durante o ensaio, aconselho a usar uma camisa aberta por cima do tomara que caia ou vestidos de manga.
Acessórios
Sou sempre a favor do famoso “menos é mais”. Evite muitos acessórios (relógio, brincos, pulseiras…) pois um ensaio de gestante deve ser o mais leve e atemporal possível. Se optar por algum item que terá destaque, escolha roupas mais neutras para as fotografias não ficarem com excesso de informação. No caso do papai, é bom evitar óculos e bonés. Num ensaio de gestante, o que tem mais valor são os momentos documentados: o clima de expectativa, o amor do casal, a interação entre os fotografados…
Pai e outros membros da família
Na maioria das vezes o ensaio de gestante inclui o papai. E muitas vezes os filhos mais velhos também participam das fotos. Neste caso, temos que pensar em um conjunto harmonioso. Procure escolher roupas em tons que combinem entre si, sejam claros ou escuros. Evite que seu companheiro use camisas com a marca (grife) aparente e tome cuidado para não haver um conflito ou excesso de estampas.
Lembre-se: você é a protagonista do ensaio, desta forma, fique à vontade para escolher tecidos estampados, florais ou lisos, o que for da sua preferência, e a partir daí, escolher as roupas do pai e dos filhos, se houver.
O ensaio de gestante deve resultar em fotografias espontâneas e divertidas, e para isso, você precisa estar com os pensamentos livres. Acho de fundamental importância que as roupas sejam confortáveis, antes de mais nada. Elas devem ser escolhidas com cuidado e antecedência, para o momento das fotos fluir sem preocupações. Troque idéias com seu fotógrafo e não hesite em pedir dicas sobre o que vestir no dia do seu ensaio de gestante.
Claudia Ruiz é fotógrafa do Rio de Janeiro (RJ), premiada nacional e internacionalmente pelas maiores associações de fotografia de família e casamento do mundo.
A fotógrafa é especializada em fotografia de família, gestante, parto, pre wedding, casamento e pet
Gostou deste post? Acompanhe também o meu trabalho pelo Instagram e curta a minha página do Facebook!