MENU

“Dicas para você fotografar melhor seus filhos” – Conteúdo publicado pela colunista e fotógrafa de família Claudia Ruiz no portal Gestante Rio.

Trabalho, casa, filho, marido, família, vida pessoal… Temos muitos compromissos numa vida cada vez mais dinâmica e acabamos nos tornando “super mulheres” para lidar com tantas funções. Quando nos damos conta já passou uma semana, um mês, um ano! Quem nunca teve a sensação de que o tempo está voando e que os filhos estão mudando muito rápido de um mês para o outro? O primeiro sorriso, o dentinho nascendo, os passinhos desajeitados… Que bom que existe a fotografia para podermos registrar esses momentos tão especiais!

Neste post, vou dar algumas dicas para você conseguir lindas fotos do cotidiano do seu filho, seja em casa ou na rua. Você não precisa de um equipamento fotográfico sofisticado, basta usar seu celular. Está sempre à mão, é leve e pode – e deve – ser usado para fotografar quem você ama em qualquer lugar! Uma ida à praia ou ao supermercado, por exemplo, pode render lindas recordações. A hora do banho e da refeição também são registros preciosos que terão grande valor afetivo no futuro.

1 – Esteja atento. Crianças são muito ativas e, numa simples ida ao parquinho, dezenas de bons momentos acontecerão diante dos seus olhos. Justamente quando seu filho relaxar e esquecer que está sendo fotografado, você conseguirá as melhores fotos espontâneas.

2 – Chegue perto. Aproxime-se da criança para ter fotografias mais realistas. Quando estamos bem pertinho do objeto fotografado é como se estivéssemos dentro da cena e as fotos passarão exatamente essa sensação.

3 – Não dirija. Não precisa pedir pra criança sorrir, fazer pose ou executar uma ação. Basta propor uma brincadeira bacana e deixar as coisas fluirem. Fotografia é diversão, então divirta-se com seu filho!

4 – Evite usar o flash. Se for fotografar dentro de casa, tente usar a iluminação disponível no local: acenda as luzes ou procure fotografar perto da janela. Se estiver ao ar livre, escolha os horários da manhã e da tarde. Evite o meio-dia, pois o sol vindo de cima produz sombras nada bonitas no rosto.

5 – Não se limite. “Ai, eu não levo jeito para fotografar…” Calma, se a foto não saiu como você imaginou, perfeitamente focada ou enquadrada, isso é um mero detalhe. Não se esqueça que o mais importante são os momentos e que o seu filho sim, é o ator principal.

Um conselho para você, mamãe: fotografe todos os dias! Dessa forma você vai praticando e registrando muitos momentos especiais que passam despercebidos na correria do dia-a-dia.

E aí, você já fotografou seu filho hoje?

 

Claudia Ruiz é fotógrafa do Rio de Janeiro (RJ), premiada nacional e internacionalmente pelas maiores associações de fotografia de família e casamento do mundo.
A fotógrafa é especializada em fotografia de família, gestante, parto, pre wedding, casamento e pet

Gostou deste post? Acompanhe também o meu trabalho pelo Instagram e curta a minha página do Facebook!

 

Comentários
Adicionar um comentário

CLOSE