MENU

“Fotografia de parto Rio de Janeiro : contratar ou não?” – Conteúdo publicado pela colunista e fotógrafa de família Claudia Ruiz no portal Gestante Rio.

Muitas mulheres ficam na dúvida se devem contratar um fotógrafo profissional para registrar o nascimento do seu filho. Um dos pensamentos é que se trata de um momento muito íntimo… Já escutei mulheres dizendo que não se sentiriam à vontade na presença de um estranho (o fotógrafo) ou não gostariam de se ver, nem mostrar para os outros, fotos “naquela situação”.

Vamos por partes: sim, a hora do parto é um momento íntimo e único na vida de uma mulher! A cada nascimento uma nova história. E, justamente por ser um acontecimento ímpar, deveria ser fotografado com todo cuidado e profissionalismo que a ocasião exige. Eu costumo comparar a fotografia de parto com a fotografia de casamento. Como não documentar um dia tão especial? Na minha opinião, todos os momentos felizes deveriam ser fotografados. E será que  existe felicidade maior do que o nascimento de um filho?

Dicas para tomar a decisão

Uma dica importante é a escolha do fotógrafo. Contrate um profissional que seja qualificado e tenha experiência com esse tipo de fotografia. Fotografar nascimentos é um trabalho que exige muita técnica, sensibilidade e sintonia com o ambiente médico hospitalar.

A fotografia de parto documental é um estilo fotográfico ideal para as mamães que querem praticamente esquecer que existe um fotógrafo no ambiente e relaxar focando somente na chegada do bebê. No estilo documental não há nenhuma interferência do fotógrafo, não é preciso posar, nem se preocupar em sorrir para as fotos. Lembra do meu post sobre fotografia de bebês?  Nele eu falei sobre  fotografia documental. Os momentos são registrados à medida em que acontecem e o resultado são fotografias espontâneas e verdadeiras, mostrando a vida como ela é, o dia do parto como ele foi; com suas dores, receios, lágrimas e, enfim, alegrias!

Ainda falando sobre estilo, preciso fazer uma observação importante: a gestante precisa se identificar com o trabalho do fotógrafo e entender que a fotografia do parto é uma arte. Alguns fotógrafos utilizam  bastante o tratamento de fotos em preto e branco.  Desta forma, as fotos ficam mais poéticas e neutralizam a distração que as cores do ambiente cirúrgico podem provocar. Já outros profissionais, privilegiam as fotos coloridas, o que também faz muito sentido, pois as cores – como o vermelho do sangue – também fazem parte dos acontecimentos. Cada fotógrafo possui uma linguagem diferente e isso deve ser observado e conversado antes de contratá-lo.

Se você está em dúvida sobre contratar ou não um fotógrafo profissional para o parto, preste atenção: a fotografia do dia do nascimento é muito mais importante para os filhos do que para os pais. Nossos filhos guardarão para sempre a recordação do momento em que vieram ao mundo. Eu, por exemplo, adoraria ver fotos do meu nascimento. Mas, na minha época, esse tipo de fotografia ainda não era praticado. Agora que você tem a possibilidade de ter esse registro, ou melhor, dar esse presente aos seus filhos, tenho certeza que você não irá deixá-los apenas na imaginação, não é mesmo!?

Claudia Ruiz é fotógrafa do Rio de Janeiro (RJ), premiada nacional e internacionalmente pelas maiores associações de fotografia de família e casamento do mundo.
A fotógrafa é especializada em fotografia de família, gestante, parto, pre wedding, casamento e pet

Gostou deste post? Acompanhe também o meu trabalho pelo Instagram e curta a minha página do Facebook!

Comentários

Ótimo texto!!! Muito valido a leitura!!! Me ajudou bastante a esclarecer muitas duvidas que tinha sobre esse assunto!!!Quando chegar minha vez de ser pai, com certeza vou querer contratar um fotografo profissional.
Obrigado!!

Adicionar um comentário

CLOSE